Conheça uma nova forma de pagamento.

Participe desta ideia e teste a primeira ferramenta de pagamento online de pedágio no Brasil!

Chegou o MobCash. Uma nova forma de programar a sua viagem no trecho da Triunfo Concepa. Com ele, você compra os tickets de pedágio antes de sair de casa. Além de não precisar se preocupar com dinheiro em espécie durante o trajeto, você participa de um projeto que é inédito no Brasil: a compra antecipada da tarifa. O MobCash é um estudo, ou seja, estará disponível por tempo limitado. A pesquisa é desenvolvida pela Triunfo Concepa em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT).

A nova forma de pagamento já está disponível no aplicativo.

O que você está esperando? Baixe já o para seu aparelho!




TENDO SALDO, BASTA SE DIRIGIR A UMA DAS CABINES SINALIZADAS, MOSTRAR O QR CODE NA TELA DO SEU APLICATIVO E PRONTO!

O que é o MobCash?

MobCash é um novo método de pagamento das tarifas de pedágio do trecho de concessão da Triunfo Concepa, que está sendo testado por meio de uma pesquisa em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT. A pesquisa servirá para testar e avaliar a usabilidade da compra antecipada do ticket de pedágio pelo aplicativo da concessionária.

Como funciona a compra antecipada?

Por meio de uma nova funcionalidade disponível no App Triunfo Concepa. Basta acessar no menu principal a opção MobCash, ou tocar no banner do serviço que aparece quando você abre o aplicativo. Você escolhe quantas passagens quer comprar, em quais praças, e após o pagamento usa o seu saldo para passar nas cabines.

Após comprar, como eu faço para usar no pedágio?

Ao parar na cabine, abra o seu aplicativo na função MobCash. Você verá sua tela de saldo. Toque em passar no pedágio e o aplicativo vai gerar um QR Code. Mostre para o arrecadador de dentro do seu carro. Não é necessário esticar o braço para fora do veículo.

O que é QR Code?

QR Code é um código semelhante a um código de barras, que carrega as informações do pagamento feito pelo aplicativo. Esse código é escaneado por um leitor e, havendo certificação de que há saldo disponível, a cancela é automaticamente liberada.

Com o MobCash posso passar em qualquer cancela? Em qualquer praça de pedágio da Triunfo Concepa, em ambos os sentidos?

As três praças de pedágio da concessionária participam da pesquisa. Porém, tendo em vista o caráter experimental do estudo, apenas algumas cancelas específicas têm o equipamento de leitura do QR Code. É importante que o usuário tenha muita atenção para se dirigir à cabine correta, que está amplamente sinalizada.

Então quais cabines estão participando da pesquisa?

No pedágio de Gravataí, sentido Capital-litoral, as cabines de número 3, 4, 5 e 6. No sentido contrário, as cabines 20, 21, 22 e 23. Na praça de Santo Antônio da Patrulha, o usuário pode utilizar o MobCash nas cabines 10, 11, 12 e 13. Já no pedágio de Eldorado do Sul, as cabines participantes da pesquisa são as de número 2, 3 e 4.

Se eu, por engano, parar em uma cancela que não tem o sistema como faço?

O pagamento terá que ser feito em dinheiro. Por isso é tão importante, ao se aproximar da praça de pedágio, estar atento à identificação das cabines que possuem o leitor de QR Code.

Quando a pesquisa vai começar?

A compra dos tickets pelo aplicativo estará disponível a partir do dia 12/05/17.

A pesquisa vai durar quanto tempo?

A parte operacional da pesquisa – na qual os usuários podem testar a compra antecipada – será encerrada quando todo o valor estipulado para vendas na pesquisa terminar. É importante ressaltar que o estudo de viabilidade por parte da concessionária vem sendo realizado há mais de seis meses.

Quantos tickets serão vendidos pelo MobCash?

O limite de vendas dentro da pesquisa é financeiro, não quantitativo. Quando o valor total estipulado pela pesquisa for atingido, as vendas serão encerradas.

Qual a validade que terá o crédito que eu adquirir?

Os créditos serão válidos até o fim da pesquisa.

Se eu não utilizar o crédito comprado, haverá reembolso? Se sim, como?

Sim. Caso você não utilize o ticket comprado até o fim da pesquisa, você deve solicitar o reembolso por meio da Ouvidoria da Triunfo Concepa, pelo e-mail ouvidoria@triunfoconcepa.com.br, pelo telefone 51 3027.7401 das 8h às 12h e das 13h30 às 18h, ou presencialmente na sede da concessionária (Av. Voluntários da Pátria 4813, Porto Alegre).

E se, na hora de passar pelo pedágio, eu não tiver no MobCash saldo suficiente? Posso pagar a tarifa parte com o MobCash, parte em dinheiro?

Não. A tarifa precisa ser paga integral pelo MobCash ou integral em dinheiro. Não é possível dividir.

Há taxa de adesão ou pagamento de alguma taxa ou custo adicional para uso do MobCash?

Não, o uso do serviço é gratuito.

Por que é algo experimental e não definitivo?

O caráter experimental se justifica por duas razões. A primeira delas diz respeito ao teste de usabilidade do novo recurso. O projeto é pioneiro, portanto o uso, a praticidade e os desafios encontrados na operação precisam ser estudados sob diversos pontos de vista. A segunda razão é porque ainda não há legislação vigente específica para regulamentação deste meio de pagamento.

O resultado da pesquisa será divulgado?

Sim, ao final da pesquisa será divulgado um relatório no site da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que regulamenta a concessão da Triunfo Concepa.

Se o resultado for positivo, quando o sistema será implantado em todas as cancelas?

Dependerá da aprovação e da regulamentação da nova modalidade de pagamento pela ANTT.

Preciso ter o aplicativo para participar?

Sim, o aplicativo é indispensável para a realização da compra antecipada do ticket.

Se eu já tenho o aplicativo a opção de compra MobCash vai aparecer automaticamente para mim ou terei que atualizar o app?

Terá que atualizar para a última versão, disponível para iOS e Android.

Como será o pagamento, por boleto, cartão de crédito/débito, depósito?

O pagamento será feito com o seu cartão de crédito.

Quanto tempo demora após a compra para eu poder utilizar o código?

Assim que a transação bancária estiver concluída você já terá saldo no aplicativo para utilizar.

Por que a concessionária viu a necessidade de procurar alternativas de pagamento sem dinheiro vivo?

Primeiramente, porque o uso das cancelas automáticas nas praças de pedágio da Triunfo Concepa está estagnado. Para utilizar essa modalidade de passagem pelas praças, o usuário precisa ter um chip instalado no veículo, e a adesão a esse sistema tem sido baixa. O MobCash foi criado, também, porque a concessionária constatou por meio de pesquisa realizada em seu aplicativo que 71,6% dos motoristas utilizariam esse meio de pagamento, se disponibilizado. O estudo, além disso, está embasado em pesquisas de mercado e de comportamento na era digital.

Comprar a passagem pela internet é seguro?

Toda a transação será feita por meio do PagSeguro, o que garante a segurança e confiabilidade da transação.

O custo dessa pesquisa será pago como? Com o dinheiro do pedágio?

O financiamento do estudo é garantido pelo Recurso de Desenvolvimento Tecnológico (RDT). O RDT é uma verba anual (0,25% da receita bruta do pedágio) disponibilizada às concessionárias de rodovias para aplicação em estudos e pesquisas na área de engenharia rodoviária. A ANTT organiza workshops anuais para difundir o conhecimento científico e tecnológico gerado nesses estudos, promovendo também a aproximação das concessionárias e das instituições de pesquisa de todo o Brasil.

E se a leitura do meu QR Code não funcionar?

Raramente isso acontece. Porém, se acontecer, há um leitor extra em cada cabine participante da pesquisa. Caso haja falha novamente, uma equipe especializada analisará o problema.

Todos os funcionários estarão preparados para sanar dúvidas sobre o assunto?

Sim. Todos os colaboradores da Triunfo Concepa estão treinados e preparados para atender os usuários que optarem por comprar sua tarifa antecipada MobCash. Nossa central de atendimento ao cliente está disponível 24 horas por dia, por meio do telefone 0800.647.2000. Instruções sobre o uso também estão disponíveis no hotsite triunfoconcepa.com.br/mobcash, App Triunfo Concepa e redes sociais da concessionária.

Precisa ter internet na hora de mostrar o QR Code na cabine?

Não, havendo saldo no MobCash, não haverá necessidade de acesso à internet para realizar a passagem na cabine.

Comprar antecipadamente a tarifa de pedágio gera desconto? E se eu comprar vários tickets?

Não, o valor da tarifa é o mesmo, tanto para a compra de um ticket quanto de vários. O objetivo da pesquisa, no momento, é estudar a usabilidade e viabilidade do meio de pagamento.

Só veículo de passeio poderá usar, ou motos e caminhões também?

Apenas veículos de passeio, sem reboque.

Qual o benefício de pagar antes por algo que posso pagar na hora?

Pagar antecipadamente a tarifa significa passar com mais agilidade pela praça de pedágio, eliminar o troco e não precisar carregar dinheiro em espécie.

E se na hora de passar pela cancela eu estiver com outro celular diferente do que eu comprei a passagem?

Se você estiver logado no aplicativo com o seu perfil não haverá problema. O saldo é linkado ao perfil do usuário.

O QR Code fica salvo o no meu login no aplicativo?

Não, o que fica salvo em seu celular é o histórico de suas passagens, como um extrato.

Posso fazer um print do QR Code ou imprimir o código?

Não, o QR Code deve ser apresentado na tela de seu smartphone, dentro do App Triunfo Concepa. Para que não haja fraude, o código é atualizado e a senha criptográfica alterada constantemente no aplicativo. Por isso, se você imprimir ou fizer um print, ele não estará atualizado na hora da passagem.

Preciso estar logado no aplicativo para comprar?

Sim, é necessário criar um perfil, se você ainda não tem, para efetuar a compra de créditos. Se você já tem cadastro no aplicativo da Triunfo Concepa, pode usar esse cadastro para as compras.

Posso comprar pelo site da Triunfo Concepa ou em algum lugar físico?

Não, apenas pelo aplicativo.

E se eu comprar o ticket e não estiver com o celular na hora da passagem?

Você terá que pagar a tarifa em dinheiro.

O ticket vale só para mim ou posso repassar para alguém? Está linkado à placa do carro?

O ticket pode ser usado por quem apresentar um QR Code válido dentro do aplicativo. Na hora da compra não é necessário informar a placa do carro, portanto você pode utilizar o ticket para qualquer veículo de passeio.

Quando eu passar no pedágio usando o MobCash receberei o comprovante físico de passagem?

Sim, você receberá comprovante físico, pois se trata apenas de uma forma de pagamento diferenciada, a transação no sistema do pedágio ocorre da mesma forma que usando dinheiro em espécie.

Ainda não fez o download do aplicativo?

Experimente essa nova forma de pagamento!