Feriado de 12 de outubro deve levar 85 mil veículos à BR-290


A Triunfo Concepa e a Polícia Rodoviária Federal estimam que cerca de 85 mil veículos usem a BR-290 para se deslocar em direção ao litoral e ao interior do Estado neste feriado de 12 de outubro. Pelo pedágio de Santo Antônio da Patrulha, na Free Way, são esperados 23 mil veículos na quarta-feira (11) e outros 32 mil na quinta-feira (12). Já no pedágio de Eldorado do Sul, estima-se que 15 mil veículos passem em direção ao sul do Estado em cada um dos dias, totalizando 30 mil veículos.

Para evitar congestionamentos, a concessionária e a PRF recomendam que os motoristas viajem até as 16h de quarta-feira ou a partir das 12h de quinta-feira. Já para evitar transtornos na volta do feriadão, a melhor opção é iniciar o deslocamento até as 14h.

Canais de comunicação
Mesmo com a indicação de melhores horários para viajar, a concessionária também recomenda que os motoristas se informem antes de pegar a estrada, pois ocorrências podem causar lentidão em horários não previstos. Há uma série de canais de comunicação da Triunfo Concepa para isso: perfil no Twitter (@triunfoconcepa), app e site, com acesso às câmeras de monitoramento, Radiovia Free Way e Alô Free Way (0800 647 2000).

Reforço operacional
A Triunfo Concepa terá reforço operacional de 50% nas equipes e na frota de atendimento de emergência no trecho concedido para agilizar ainda mais o atendimento em casos de ocorrências e contribuir com a boa fluidez. A concessionária conta, além das viaturas, com guinchos leves e pesados, caminhão pipa e Unidade de Suporte Avançado para emergências médicas.

Papa fila
Sempre que necessário, conforme o fluxo nas praças de pedágio, a concessionária fará a Operação Papa Fila, que consiste em disponibilizar funcionários para recolherem as tarifas de pedágio já nas filas. Desta forma, ao passar pela cabine, basta que os motoristas apresentem comprovante de pagamento, o que contribui com a fluidez.

Acostamento como faixa adicional
Se necessário, o acostamento da Free Way poderá ser usado como faixa adicional de tráfego tanto no sentido litoral, do km 75 ao 60, quanto no sentido Porto Alegre, do km 1,5 ao 26. A liberação do acostamento, quando ocorre, é feita em ação conjunta com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), PRF e Polícia Rodoviária Estadual e é amplamente divulgada nos canais de comunicação da concessionária e sinalizada com painéis luminosos ao longo do trecho.

Fonte: Triunfo Concepa - 10/10/2017 às 11:06